Depois de uma semana de chuva em vários pontos do território continental – e tempo nublado e temperaturas amenas -, a partir deste fim de semana o tempo vai mudar, com subida pronunciada das temperaturas máximas, em especial no interior Centro e Sul do país.
Esta sexta-feira, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), conte com “céu pouco nublado, aumentando temporariamente de nebulosidade por nuvens médias e altas, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até meio da manhã” na região Norte do país. Mais: a “possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho até início da tarde”, assim como “vento em geral fraco de oeste/noroeste, soprando moderado (20 a 30 km/h) em especial a partir da tarde nas terras altas da região Centro, onde será por vezes forte (até 40 km/h)”. Por último, conte com “neblina ou nevoeiro matinal”.
Já se viver na região Sul do país, eis a previsão: “céu pouco nublado ou limpo” e “vento fraco a moderado (até 30 km/h) de norte/noroeste, sendo de sudoeste na costa sul do Algarve durante a tarde, e soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas serras em especial a partir do meio da tarde”. Mas também a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais” e uma “pequena subida da temperatura máxima”.
Já sábado, segundo o site ‘Tempo.pt’, ficará marcado pela possibilidade da formação de nevoeiro ou neblina matinal nas regiões Norte e Centro – no entanto, virá a dissipar-se na maioria, ao longo do dia. No início do dia, a nebulosidade deverá afetar não só a totalidade do território continental de Portugal como uma boa parte da Península Ibérica.
No que toca às temperaturas, estas devem sofrer uma ligeira descida em relação a sexta-feira: as temperaturas mínimas vão variar entre os 9 graus de Bragança e os 20 graus de Faro, sendo que as máximas deverão oscilar entre os 20 de Viana do Castelo e os 31 graus de Faro. Para a cidade do Porto esperam-se 21 graus, com Lisboa a não dever ultrapassar os 25 graus.
Já para os territórios insulares, a nossa previsão aponta para tempo ameno, cortesia do anticiclone dos Açores. No arquipélago da Madeira, espera-se céu pouco nublado ou limpo, com a possibilidade de a nebulosidade ser mais persistente na vertente Norte da ilha da Madeira.
Domingo trará bastante mais calor, em particular na região Sul do país. A nebulosidade deverá ser um fator a ter em conta, bem como o vento, apontou o site ‘Tempo.pt’. Em relação à primeira, deverá ser persistente na faixa costeira ocidental, a norte do Cabo Raso. Já em relação ao vento, tal como sábado, deverá soprar mais forte nas terras altas do Centro e Sul. A maior parte do território continental deverá ser afetado por vento Norte, à exceção da costa Meridional (Algarve) onde o vento será de Sudoeste.
Durante domingo, o anticiclone dos Açores está a “empurrar” para Norte uma depressão subpolar. Assim, a previsão será de céu pouco nublado ou limpo com temperaturas enquadradas na época do ano.
As temperaturas mínimas vão variar entre os 11 da Guarda e os 19 graus de Faro, sendo que as máximas deverão oscilar entre os 21 de Viana do Castelo e os 32 graus de Castelo Branco e Beja. Para a cidade do Porto esperam-se 24 graus, com Lisboa a poder chegar aos 27 graus.
Pelo que indicam as previsões preliminares, a toada do fim de semana deverá manter-se durante a próxima semana, quando o ano letivo já estará a decorrer a todo o gás.














